O Zé das Moscas, de António Torrado

fotos do filme realizado para a 29ª Mostra de Teatro

Vem aí o Zé das Moscas tem "muita pinta". Constitui uma rica viagem pela nossa tradição popular, fixada num texto "bué" engraçado. Um texto que, tal como as moscas do Zé, nunca mais nos sairá da cabeça.

Na impossibilidade de realizar espetáculos com público presencial, o Grupo optou por, no seu trabalho final, filmar cenas de uma peça de teatro e montá-las num vídeo que foi apresentado na 29.ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra e divulgado à comunidade escolar. Sendo uma reposição, alguns dos alunos, aos quais se mostraram cenas do 1º Zé das Moscas, viram o ano nesse filme, 2000, e começaram a comentar que nesse ano ainda não tinham nascido! 

Ao longo do ano letivo, o Grupo adaptou o seu trabalho aos constrangimentos decorrentes da situação pandémica, tendo conseguido atingir a maioria dos seus objetivos, considerando as circunstâncias adversas.

Para memória futura, aqui ficam algumas fotos dos nossos pequenos mas fantásticos atores!


Elenco

Coro de moscas - Todos

Corifeu - Dinis Albuquerque

Zé das Moscas - Beatriz Conceição

Manuel da Boina - Rodrigo Silva

Médico - Constança Alexandre

Comandante da polícia - Rita Faria

Advogada - Madalena Esteves

Diretora Geral de Saúde - Ana Roque

Veterinária - Leonor Sousa

Oficial de diligências - Rodrigo Tadeu

Juiz - Maria Alexandre

Vídeo e fotos - Bruno Gonçalves

2020-2021 - Teatro em tempo de pandemia 

Inserir subtítulo aqui

A Pandemia veio sem intenção de não nos abandonar tão cedo, mas o grupo continuou a trabalhar, embora com alguns confinamentos pelo meio.  Tem sido uma época muito anormal.

Mesmo assim alguma coisa se tem feito, com o devido distanciamento social e as máscaras a ocultar o rosto de professores e alunos.

No dia 9 de dezembro de 2020, a CMS e o Teatro de Sintra fizeram o lançamento da 29ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, na qual o nosso grupo participa há muitos anos, e participará também agora. Foi uma sessão online, via Zoom, um modelo a que já nos habituámos por força das circunstâncias.   

Nas sessões semanais, temos feito jogos, sendo o jogo de eleição: o quiriquiwui araquiri ou malucaqui! ; algumas dramatizações, futebol humano mascarado, leitura expressiva de poemas, e ... , em fevereiro, novamente a fuga de alunos e professores para casa!  Mais uma vez a vermo-nos aos quadradinhos!

3º Período - voltámos ao ensino presencial e à máscara.  Espera-se que definitivamente porque esta cena já cansa!

Teatro ao telefone? - No dia 21 de abril, num encontro on-line, o Chão de Oliva avançou algumas ideias para darmos continuidade à Mostra de Teatro, de forma alternativa. 

Na sessão de 22 de abril, para além do tempo para o diálogo, o grupo fez uma sessão fotográfica com o fotógrafo Bruno Brito.

No dia 24 de junho, na impossibilidade de realizarmos um espetáculo com a presença do público, o grupo optou por, no seu trabalho final, filmar cenas e montá-las num filme que foi apresentado na 29.ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra e divulgado à comunidade escolar.

A fazer de conta...

Bastidores, roupas, adereços... um mundo de possibilidades.

A Floresta - 2019- 2020

Momentos de teatro

Antes de sabermos o quer vinha aí...

O espetáculo de fim de ano em 2020 e com o qual participaremos na 28ª Mostra de Teatro das Escolas de Sintra chama-se "A Floresta" e será uma aventura num belo texto de Sophia de Mello Breyner, já que neste ano letivo celebramos o centenário do seu nascimento.

Já demos as boas-vindas aos  novos elementos do grupo, já apresentámos à comunidade escolar o "Auto de Natal" e fizémos a leitura do conto de Sophia de Mello Breyner.

No início de cada sessão não dispensamos os exercícios de aquecimento.


Calendarização

  • 17 de dezembro de 2019 - apresentação do Auto de Natal
  • 23 de janeiro - visita do Júri da 28ª Mostra de Teatro e do nosso monitor Bruno Santiago
  • ...
  • outras datas...
  • 19 de março - 2ª visita do júri - antecipada para 12 de março.
  • ensaios ordinários e extraordinários!
  • até abril - produção do espetáculo (cartaz, convites para a estreia, programa)
  • até 23 abril - montagem de todos os elementos de cenário e adereços
  • até 30 de abril - prazo máximo para desenho/guião de som e luzes até à véspera do espetáculo - prazo máximo para confeção do guarda roupa
  • Entretanto..
  • ensaio com inclusão de som e luzes
  • véspera do espetáculo - ensaio geral com inclusão de guarda roupa, som e luzes
  •  3 de maio - apresentação dos trabalhos à comunidade
  • junho - 3ª visita do júri

Para não nos perdermos no caminho...


Cada sessão começa sempre por exercícios de concentração, de aquecimento, trabalho de voz, pequenos momentos de improviso e criatividade que proporcionam boas gargalhadas e cimentam o espírito de união.

Em dezembro, tal como se espera que aconteça todos os anos, tivemos a festa de Natal e representou-se o "Auto de Natal".

Começaram os ensaios da narrativa que iria servir de inspiração para a peça deste ano. Adaptar o texto deu um trabalhão ao professor João! Não é fácil mexer num texto de Sophia porque todas as palavras são necessárias e estão no sítio certo. Mas teve de ser. O livro é pequeno, mas cheio de surpresas e não queríamos perder nenhuma das emoções.

Começaram os ensaios. Os pretendentes à personagem ambicionada tiveram de a defender o melhor possível para ganhar o papel.
E já tinhamos o elenco definido: a Isabel, o Anão, os bandidos, o professor Cláudio ... Foi o máximo!

Os cenários iriam ser bastante simples, mas já  estavam projetados. Só faltava muito estudo e concentração para que ninguém se perdesse pela floresta ou fosse apanhado pelos bandidos.

Escolhemos uma música intitulada "As Quatro Estações", de Vivaldi, para entrar no trabalho final.  

Mas...

A visita do júri teve de ser antecipada porque já se adivinhava que algo estranho ensombrava a nossa "Floresta". ..

E aquilo que desejávamos que fosse uma pequena interrupção, prolongou-se até ao fim do ano letivo. A nossa aldeia global foi atacada pelo Coronavírus Covid-19 e ainda não nos libertámos da malvada pandemia. 

Não pudemos estrear a nossa peça "A Floresta", a partir do conto de Sophia de Mello Breyner! Fomos forçados a adiar esse momento, sempre tão desejado e cheio de expectativas, mas para o ano contamos voltar e terminar a nossa missão.

Nas palavras do professor de música "As coisas que passam ficam vivas para sempre num história escrita". A ela voltaremos. 


Norma 28ª Mostra de Teatro  das Escolas de Sintra

https://mostradeteatro.home.blog/ 


Impossível?!...o grupo dos últimos dois anos mostrou-nos que nada é impossível, o sonho é que nos leva.

ESTREIA

3 de maio  de 2020 às 21H30

Com a presença do júri da Mostra de Teatro

junho  de 2020

Polivalente DDJ

Festa de encerramento do ano letivo

CANCELADO  por motivos muito alheios à nossa vontade.

Margarida Claro e João Brito
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora